
VI SBPG
20-27 Agosto, 2022
São Paulo, SP
20-27 Agosto, 2022
São Paulo, SP
Público-alvo: Todos os participantes do simpósio são bem-vindos a participar desta oficina. Não há pré-requisitos.
Este minicurso ocorrerá no sábado e domingo, dias 20 e 21 de agosto de 2022, e está dividido em dois módulos:
Sábado 09:00 – 12:00 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)
Paulo Gurgel tem graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1971), pós-graduação em ciências geodésicas e especialização em aerofotogrametria. Trabalha no MCT-INPE na Divisão de Observação da Terra e Geoinformática (DIOTG). Membro do Centro Regional de Educação em Ciência e tecnologias Espaciais para America Latina e Caribe – CRECTEALC, ministrou a disciplina Cartografia e GPS no Curso Internacional em Sensoriamento Remoto e Sistemas de informações Geográficas. Participou do mapeamento com Radar interferométrico, na banda X, para o projeto de Transposição das Águas do Rio S. Francisco. Atualmente é pesquisador Colaborador no MCTI- INPE aonde vem participando de trabalhos em Topografia e Geodésia para apoio as atividades de aerolevantamento que são realizadas pelo Instituto.
Sábado 14:00 – 15:30 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)
Sidnei João Siqueira Sant’Anna tem graduação em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1995) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2009). Atualmente é Tecnologista Sênior I do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na Divisão de Observação da Terra e Geoinformática (DIOTG), atuando na área Geociências com ênfase em processamento digital de imagens, processamento de imagens de radar de abertura sintética e imageamento com drones.
Sábado 15:30 – 17:00 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)
Claudia Cristina dos Santos tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Paraíba (1993), mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). É funcionária do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na Divisão de Observação da Terra e Geoinformática (DIOTG). Tem experiência na área de hidrologia com trabalhos utilizando chuva, clima, umidade, redes neurais, vazão, bacias hidrográficas, radar meteorológico e consumo de água. Trabalha também com dados de GPS e imagens de drones.
Domingo 09:00 – 12:00 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)
09:00 – 09:10 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)
09:10 – 09:25 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)
09:25 – 09:40 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)
09:40 – 10:30 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)
Karina Ibanez é geóloga (2020) e mestranda pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, atuando na área de patrimônio geológico e caracterização de geossítios em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, no contexto da amalgamação do Gondwana Ocidental.
Gustavo Scuracchio Rossi tem formação em Geociências e Educação Ambiental, atualmente desenvolve seu projeto de mestrado no Instituto de Geociências da USP trabalhando com o uso educativo da geodiversidade. Vem ao longo de sua formação trabalhando com educação e divulgação de geociências voltada para geoconservação, também participa da produção de materiais interpretativos junto ao GeoHereditas.
Carlos Mazoca é geógrafo pela Universidade de São Paulo, mestre em Geociências pelo Instituto de Geociências da USP e doutorando pela mesma instituição. É o especialista em geotecnologias do NAP GeoHereditas do IGc/USP, sendo o responsável técnico de projetos que envolvem tecnologias geoespaciais, design gráfico e programação, incluindo a produção de webmaps, modelos tridimensionais, passeios virtuais, e a aquisição de imagens por drone.