Participantes

Palestrantes

Navegue pelos palestrantes do VI SBPG clicando nos nomes:

Mini-curso Geoturismo – discussão e práticas

Palestra: Selling the Planet: communication techniques for Geotourism​

Palestra: Gestão do patrimônio natural

Palestra: Geoconservação na Região Autônoma do País Basco, Espanha

Painel de debate: Geoconservação e a legislação brasileira - Coordenação: Ana Lúcia Gesicki (ANM)
Painel de Debate: Atuação dos Jovens Geoconservacionistas - Coordenação: André de Andrade Kolya (Unesp) e Debora Silva Queiroz (USP)
Painel de debate: Patrimônio construído e patrimônio geológico: vamos esclarecer os conceitos? - Coordenação: Eliane Aparecida Del Lama (USP)
Painel de debate: Educação, Geociências e Sociedade – valorizando os conhecimentos em diferentes espaços educativos, as comunidades e a participação social - Coordenação: Denise de La Corte Bacci (USP)
Mini-curso Geoturismo – discussão e práticas
RossDowling
Ross K. Dowling, Australia (On-line)

Ross Dowling é geólogo e Doutor em Ciências Ambientais. É professor de Turismo na School of Business & Law, Edith Cowan University, Western Australia. O professor Dowling realiza pesquisas nas áreas de geoturismo, ecoturismo e turismo de navios de cruzeiro. Em 2011, ele foi premiado com a Medalha da Ordem da Austrália por suas contribuições para a educação e desenvolvimento do turismo. Ele tem um profundo interesse no desenvolvimento de Geoturismo e Geoparques e é um defensor apaixonado do estabelecimento de Geoparques Globais da UNESCO na Austrália.

Conferência Magna
HelgaChulepin
Helga Chulepin (International Geoscience and Geoparks programme - IGGP)

Helga Chulepin é geóloga, especialista em engenharia de minas, consultora sobre sustentabilidade, especialista em geoparques, relações comunitárias, recursos humanos, mineração, serviços florestais e avaliação de impacto ambiental e social. De 2012 a 2015 ocupou o cargo de coordenadora técnica das Grutas del Palacio UNESCO Global Geopark, o primeiro Geopark Global da UNESCO no Uruguai e segundo na América Latina. Foi a perita técnica do dossiê de candidatura e do processo de auditoria. Hoje, ela colabora como consultora técnica externa. Ela é membro individual da Rede Global de Geoparques.

Palestra: Selling the Planet: communication techniques for Geotourism
IanStewart
Iain Stewart, Reino Unido/Jordânia (On-line)

Iain Stewart é o Diretor de Pesquisa El Hassan bin Talal em Sustentabilidade na Royal Scientific Society (Amman, Jordânia), Professor Visitante no Centro de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (3CS) na Universidade Ashoka, Índia e Professor de Comunicação em Geociências na Universidade de Plymouth. Seus interesses de pesquisa são riscos naturais, geociências sustentáveis e comunicação de ciências da terra. É o responsável por vários programas de geociências na BBC e Premiado com um MBE por seus serviços à educação em geografia e geologia, ele atualmente ocupa uma Cátedra da UNESCO em Geociências e Sociedade e em 2020-21 foi o Líder de Comunicações e Cátedra de Evidências da Assembleia Climática Escocesa. Em 2018, ele ganhou a Medalha do Presidente da Geological Society of America.

Palestra: Gestão do patrimônio natural
SimoneScifoni
Simone Scifoni (FFLCH/USP)

Simone Scifoni é geógrafa e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e vice-diretora do Centro de Preservação Cultural CPC da USP. Fundadora e membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial, Repep, tendo atuado em instituições públicas de proteção do patrimônio cultural, como o IPHAN e o Condephaat/SP.

Palestra: Geoconservação na Região Autônoma do País Basco, Espanha
ManuMongeGanuzas
Manu Monge-Ganuzas (Reserva da Biosfera de Urdaibai, País Basco, Espanha)

Manu Monge-Ganuzas é doutor em Geologia (UPV/EHU, 2008). Técnico Ambiental há mais de 20 anos no Serviço de Reserva da Biosfera de Urdaibai do Governo da Comunidade Autônoma do País Basco (Sudeste do Golfo da Biscaia). Presidente da Comissão do Patrimônio Geológico da Sociedade Geológica da Espanha e coordenador do grupo regional Sudoeste da Europa ProGEO. Membro do Grupo de Especialistas em Áreas Protegidas e Patrimônio Geológico da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Workshop Geoturismo nos UGGp e AUGGp brasileiros
EduardoGuimaraes
Eduardo da Silva Guimarães (Geopark Araripe)

Eduardo Guimarães é natural de Santos/SP e radicado a 11 anos no Cariri Cearense, é Doutorando em Ciências do Desporto na Cátedra UNESCO em Geoparques Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilo de Vida Saudável pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) / Portugal. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS). Pesquisador em Ciências da Terra, Ciências do Esporte, Exercício Verde e Saúde Ecossistêmica. Nadador Ultramaratonista, pai, marido e cozinheiro dos bons.

SilasSamuel
Silas Samuel dos Santos Costa (Geoparque Seridó)

Silas Samuel é técnico em Mineração pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e Bacharelando em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo estagiário do Museu de Minérios do RN, pesquisador voluntário e extensionista, direcionando sua atuação para os 5Gs, Geomorfológico e Sustentabilidade na Mineração. Atualmente é Coordenador de Marketing e Geocientista do Geoparque Seridó.

BethRocha
Maria Elizabeth da Rocha (Geoparque Cânions do Sul)

Beth Rocha possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986). Atualmente é Geólogo da Prefeitura Municipal de Torres. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia.

Painel de debate: Geoconservação e a legislação brasileira - Coordenação: Ana Lúcia Gesicki (ANM)
CaiubiKuhn
Caiubi Kuhn (UFMT)

Caiubi Kuhn é geólogo, Mestre em Geociências (2014) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e atualmente cursa o Doutorado cotutela em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Ciências Ambientais pela Universidade de Tubingen e atua como professor na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso. É membro da Comissão Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG).

FabioReis
Fábio Reis (UNESP)

Fábio Reis é geólogo, engenheiro civil e Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Unesp/SP, onde também é Livre Docente em Geologia Ambiental, atuando na área de Geotecnia, Geologia de Engenharia, Geologia Ambiental e Meio Ambiente. Atualmente é Presidente da Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO e Membro do Conselho Deliberativo da ABGE – Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental. Possui ampla experiência profissional na área de Geotecnia e Geociências, com ênfase em estudos e projetos geotécnicos para obras de engenharia e licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, elaboração de projetos ambientais (EIA/Rima, RAP, PRAD, RCA, PCA, entre outros), pesquisa e extração mineral e contaminação do solo e água.

JocyCruz
Jocy Brandão Cruz (CECAV/ICMBio)

Jocy Cruz é bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro da equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBIO/CECAV) desde 1999. Em 2009 assumiu a Coordenação Nacional do Cecav e passou a atuar na condução do processo de monitoramento e aperfeiçoamento dos instrumentos relacionados ao controle e uso das cavidades naturais subterrâneas, assim como de revisão da legislação afeta ao patrimônio espeleológico brasileiro e na coordenação de projetos de pesquisa voltados à implementação de ações do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico.

MarjorieNolasco
Marjorie Cseko Nolasco (UEFS)

Marjorie Nolasco é geóloga, Doutora em Geociências pela UFRGS e docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi Coordenadora Geral da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro – AGeoBR. Participa da Comissão Instaladora da Associação Geoparque Serra do Sincorá. É consultora voluntária do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), de Cooperativas e Associações Garimpeiras de Andaraí e sócia honorária da Sociedade União dos Mineiros (SUM), de Lençóis. Atua na Câmara de Geologia e Minas do CREA-BA.

AnaLuciaGesicki
Ana Lúcia Gesicki (ANM)

Ana Lúcia Gesicki é geóloga formada pelo Instituto de Geociências da USP, com mestrado e doutorado em Geologia Sedimentar na mesma instituição. Pós-doutorado em Law School da Universidade de Strathclyde (UK). Atua na ANM/SP desde 2006 (então DNPM) nas áreas de fiscalização da pesquisa mineral, extensionismo mineral, leilão de bens minerais e proteção do patrimônio fossilífero.

Painel de debate: Geoconservação em áreas protegidas - Coordenação: Maria da Glória Motta Garcia (USP)
ManuMongeGanuzas
Manu Monge-Ganuzas (Reserva da Biosfera de Urdaibai, País Basco, Espanha/IUCN)

Manu Monge-Ganuzas é doutor em Geologia (UPV/EHU, 2008). Técnico Ambiental há mais de 20 anos no Serviço de Reserva da Biosfera de Urdaibai do Governo da Comunidade Autônoma do País Basco (Sudeste do Golfo da Biscaia). Presidente da Comissão do Patrimônio Geológico da Sociedade Geológica da Espanha e coordenador do grupo regional Sudoeste da Europa ProGEO. Membro do Grupo de Especialistas em Áreas Protegidas e Patrimônio Geológico da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

HerosLobo
Heros Augusto Lobo (UFSCar)

Heros Lobo é bacharel em Turismo, Doutor em Geociências e Meio Ambiente (Unesp/Rio Claro-SP) e Professor do Depto. de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Sorocaba-SP). Atualmente é membro do Quadro de Diretores da International Show Caves Association (ISCA) e realiza pesquisa nos seguintes temas: uso público de áreas naturais protegidas, gestão de destinos turísticos, ecoturismo, geoconservação, interpretação do patrimônio, monitoramento microclimático e capacidade de carga turística.

MariaLanza
Maria de Carvalho Tereza Lanza (FF/APAMLC)

Maria de Carvalho Lanza é engenheira florestal formada na Faculdade Federal de Lavras. Desde 2017 atua como gestora da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro (APAMLC), da Fundação Florestal, ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo.

ClaudioMaretti
Cláudio Maretti (ICMBio/IUCN)

Cláudio Maretti é geólogo (USP) e Doutor em Geografia (FFLCH/USP). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na USP sobre conservação colaborativa em áreas protegidas. Foi presidente e diretor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), líder da Iniciativa Global Amazônia Viva da Rede WWF e dirigente do WWF-Brasil, coordenador de projeto da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) na África Ocidental (Guiné-Bissau), consultor internacional (Patrimônio Mundial, Galápagos, Equador, Moçambique etc.), técnico e dirigente da Fundação Florestal de São Paulo, Secretaria de Meio Ambiente e Sudelpa (atuando principalmente no litoral paulista e Vale do Ribeira), com cerca de 38 anos dedicados à conservação da natureza.

MariaGloriaGarcia
Maria da Glória Motta Garcia (USP)

Maria da Glória Garcia é geóloga e professora associada do Instituto de Geociências da USP, onde coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas). Atualmente é coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), representante para a América do Sul do Grupo de Trabalho em Patrimônio Geológico da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN e membro da comissão científica do Programa Internacional de Geociências da UNESCO (2020-2024). Em 2020 ganhou o prêmio Monteiro Lobato, da Sociedade Brasileira de Geologia, pelo trabalho na divulgação das geociências.

Painel de Debate: Atuação dos Jovens Geoconservacionistas - Coordenação: André de Andrade Kolya (Unesp) e Debora Silva Queiroz (USP)
EmmalineRosadoGonzalez
Emmaline M. Rosado-González (UTAD)

Emmaline Rosado-González é licenciada em Geografia pela Universidade Nacional Autónoma de México. Doutora em Geologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Investigadora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra (CGeo). É membro do Comitê Científico do Geoparque Mundial Mixteca Alta da UNESCO e colaboradora do Seminário Universitário sobre Geopatrimônio e Geoparques da UNAM.

PamellaMoura
Pâmella Moura (UFC)

Pâmella Moura é graduada em Geociências e Educação Ambiental (USP) e doutora em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente desenvolve pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFC, com bolsa PNPD/CAPES. É membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo – GeoHereditas (IGc/USP) e atua como Coordenadora-Secretária da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR).

RenanGomes PaivadaSilva
Renan Gomes da Silva (UFRJ)

Renan Gomes é Bacharel em Ciências Matemáticas e da Terra, com habilitação em Ciências da Terra e Patrimônio Natural (UFRJ) e mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geologia – UFRJ. Foi mediador no Espaço Ciência Viva e atuou como mediador e pesquisador no Museu da Geodiversidade – UFRJ. Colaborador na empresa de geoturismo RioGeotour, desde 2018.

PriscilaLopes
Priscila Santos (Universidade do Minho, Portugal)

Priscila Santos é graduada em Geociências e Educação Ambiental (USP) e doutora em Ciências (Geologia) pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é Pós-Doutoranda no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP) e membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas IGc/USP). Atua como investigadora na Universidade dos Açores, e colabora com pesquisas no Geoparque Mundial da UNESCO AÇORES, no Instituto de Ciências da Terra (ICT), Pólo Universidade do Minho, e no Laboratório de Geodiversidade do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, em Portugal.

andre_3
André de Andrade Kolya (Unesp)

André Kolya é geólogo e mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP, onde atualmente é doutorando. Atua como Coordenador do Projeto Geoparque Corumbataí, é membro do grupo de pesquisa CNPq AQUAGEO AMBIENTE LEGAL e pesquisador em Geoprocessamento e Cartas SAO no Projeto de Caracterização Regional da Bacia de Santos (PCR-BS) da Petrobrás.

DeboraQueiroz
Debora Silva Queiroz (USP)

Debora Queiroz é geógrafa e graduada em Geociências e Educação Ambiental. Possui mestrado em Geociências pela USP, onde atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia do Instituto de Geociências. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Patrimônio Geológico, Geoconservação, Geoturismo, Serviços Ecossistêmicos e Geomorfologia.

Painel de debate: Patrimônio construído e patrimônio geológico: vamos esclarecer os conceitos? - Coordenação: Eliane Aparecida Del Lama (USP)
AntonioLiccardo
Antonio Liccardo (UEPG)

Antonio Liccardo é geólogo e Doutor em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Participa do corpo editorial das revistas Geoheritage Magazine, Boletim Paranaense de Geociências, Terra Plural e Espeleo-Tema e como consultor ad hoc para os periódicos Anuário do Instituto Geológico (RJ), Revista da Escola de Minas (MG) e da Editora UEPG. Em 2012 recebeu o prêmio Monteiro Lobato da SBG, por excelência na divulgação geocientífica. Foi bolsista de produtividade da Fundação Araucária e membro consultor do Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

KatiaMansur
Kátia Leite Mansur (UFRJ)

Kátia Mansur é geóloga (UFRJ) e Doutora em Geologia pela UFRJ, onde atualmente é professora do Instituto de Geociências. Atuou no Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro – DRM-RJ, onde coordenou o Projeto Caminhos Geológicos desde sua inauguração em 2001 até 2011. Faz parte da coordenação do Projeto Caminhos de Darwin e do grupo de gestão da proposta do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretora do Museu da Geodiversidade. Em 2014 recebeu o Prêmio Monteiro Lobato da Sociedade Brasileira de Geologia pelo seu trabalho pela Popularização da Geologia.

eliane_1
Eliane Aparecida Del Lama (USP)

Eliane Del Lama é geóloga e Doutora pela UNESP/SP, professora associada do Instituto de Geociências da USP e pesquisadora do GeoHereditas (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo). Orientadora do programa de pós-graduação Geociências (Mineralogia e Petrologia). Áreas de Pesquisa: conservação da pedra e geoturismo urbano. Participou do 17th International Course on Stone Conservation oferecido pelo ICCROM (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property) em Roma, Itália, em 2011.

Painel de Debate: Geoparques do Brasil – Presente e Futuro - Coordenação: Paulo César Boggiani (IGc- USP)
JanainaMedeiros
Janaína Luciana de Medeiros (Geoparque Seridó)

Janaína de Medeiros é Bacharel e Mestre em Turismo pela UFRN. Formação Especializada em Geoparques pela Universidade do Minho de Portugal. Especialista em Gestão Pública Municipal pela UFPB. Autora/Coordenadora do projeto “Os cinco sentidos do Geoparque Seridó/RN: Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoeducação, Geoturismo”. Coordenadora Geral do Projeto Geoparque Seridó. Diretora Executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó.

AndreBorba
André Weissheimer de Borba (Projeto Geoparque Caçapava do Sul)

André Borba possui Graduação em Geologia (1998), Mestrado (2001) e Doutorado em Geociências (2006) pela UFRGS. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde 2010, tem se dedicado a pesquisas e ações de extensão na área de Geodiversidade, Patrimônio Geológico e Geoconservação, e atuado na coordenadoria científica da equipe de implantação do Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO. Representa, ainda, o núcleo RS-SC da Sociedade Brasileira de Geologia na Comissão de Geoparques da mesma entidade (CG/SBG).

FlaviaSantos
Flávia Regina Pereira Santos (UFMT – Projeto Geoparque Chapada dos Guimarães)

Flávia Santos possui graduação em Geologia (2011), mestrado em Geociências (2014) e doutorado em Ciências Ambientais (2019). Atualmente é professora do curso de Engenharia de Minas da Faculdade de Engenharia, Campus Várzea Grande da UFMT. Coordena o projeto de extensão “Educação, geociências e mineração” e o projeto de pesquisa e extensão “Geoparque Chapada dos Guimarães”.

BethRocha
Maria Elisabeth da Rocha (Geoparque Cânions do Sul)

Maria Elisabeth da Rocha possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986). Atualmente é Geóloga da Prefeitura Municipal de Torres. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia.

FlavioPretto
Flávio Augusto Pretto, (UFSM – Geoparque Quarta Colônia)

Flávio Pretto é Doutor em Ciências pela UFRGS. Mestre em Geociências, Área de Concentração em Paleontologia e Bacharel em Ciências Biológicas, ambos pela UFRGS. Atualmente vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, onde coordena o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM). Dedica-se à área de Paleontologia de Vertebrados, focando-se principalmente no estudo de tetrápodes do Permo-Triássico do Rio Grande do Sul.

LuizCarlosRibeiro
Luiz Carlos Borges Ribeiro (Projeto Geoparque Uberaba)

Luiz Carlos Ribeiro é graduado em Geologia pela UFMG (1985). Doutor em Geologia com louvor pela UFRJ. Geólogo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM. Idealizador do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, Coordenador do Grupo de Trabalho Geologia e Paisagem do Geopark Uberaba. Representante da Comissão de Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia CG – SBG representando o estado de Minas Gerais.

zaine_1
José Eduardo Zaine (UNESP Rio Claro - Projeto Geoparque Corumbataí)

José Eduardo Zaine possui graduação em Geologia pela UNESP (1976), mestrado em Geologia Regional pela UNESP (1994), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (2000) e livre-docência em Fotogeologia e Geologia Ambiental pela UNESP (2011). Atualmente, é professor Adjunto no Departamento de Geologia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, Campus de Rio Claro. Atua desde 2016 na equipe coordenadora do Projeto Geoparque Corumbataí.

JoanaSanchez
Joana Paula Sánchez (UFG – Presidenta da Comissão de Geoparques da SBG)

Joana Sánchez possui graduação em Geologia pela UNESP (2008), Doutorado em Geologia Regional pela UNESP (2014). Pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal, em Geoconservação e Patrimônio Geológico. Possui experiência em Mapeamento Geológico Estrutural e Mapeamento de Estruturas de Impacto por meteoritos. Coordena o Projeto Geoparque Chapada Chapada dos Veadeiros-GO. Atualmente faz parte do grupo de trabalho IGCP 731-IUGS GEOLOGICAL HERITAGE SITES. Professora na UFG-Curso de Geologia.

PauloBoggiani
Paulo César Boggiani (IGc- USP)

Paulo Boggiani possui graduação em Geologia pela USP (1984), mestrado e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela USP (1990 e 1998). Foi professor da UFMS e primeiro Diretor Científico da FUNDECT – fundação de apoio à pesquisa de Mato Grosso do Sul, tendo participado de sua criação e estruturação. Atualmente é professor da USP. Na área de extensão universitária, tem dado ênfase na formação e treinamento de guias de turismo e monitores ambientais de unidades de conservação e auxiliado no processo de implantação do Geopark Bodoquena-Pantanal no Estado de Mato Grosso do Sul.

Painel de debate: Educação, Geociências e Sociedade – valorizando os conhecimentos em diferentes espaços educativos, as comunidades e a participação social - Coordenação: Denise de La Corte Bacci (USP)
StevenSemken
Steven Semken (School of Earth and Space Exploration – Arizona State University) (On-line)

Steven Semken é professor de geologia e educação na School of Earth and Space Exploration (Arizona State University). Obteve o título de Ph.D. (1989) e S. B. (1980) no Massachusetts Institute of Technology e um M.S. (1984) na University of California, Los Angeles. Steve é etnogeólogo e pesquisador de educação em geociências cujo trabalho integra geologia, geografia, etnografia, educação e tecnologia. Ele investiga as influências do senso de lugar, da cultura e do afeto nos modos de ensino, aprendizagem e pesquisa nas ciências da terra nos reinos real e virtual. Ele oferece regularmente palestras geológicas públicas populares, workshops e viagens de campo para divulgação, educação e desenvolvimento profissional de professores em Parques Nacionais, Parques Estaduais e outras terras públicas em todo o Arizona, e também online. Foi reconhecido com os mais altos prêmios por ensino de ciências de graduação em três instituições diferentes onde lecionou: Arizona State University, Diné College, e Massachusetts Institute of Technology.

AlineRocha
Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro (Museu da Geodiversidade – UFRJ)

Aline Castro é Bacharel em Museologia pela UNIRIO (2006); Mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO e MAST (2009); Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ (2014), Doutora em Ciências (Geologia) pela UFRJ (2014) e Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq, na Coordenação de Museologia do MAST (2017-2018). Atualmente é museóloga e vice-diretora do Museu da Geodiversidade (MGeo – IGEO – UFRJ). Atua principalmente nos seguintes temas: Museologia, Museografia, Patrimônio Natural (com ênfase em Patrimônio Geológico e Científico e Geoconservação), Divulgação Científica, Museus Universitários e Museus Acessíveis.

VaniadosSantos
Vânia Maria Nunes dos Santos (PPG/EHCT – IG-Unicamp)

Vânia dos Santos é Socióloga. Mestrado em Educação pela USP. Doutorado em Ciências pela UNICAMP [PRÊMIO CAPES DE TESE – Área de Ensino de Ciências e Matemática]. Pós-Doutorado em Educação pela USP. Pós-Doutorado em Ciência Ambiental pela USP. Pós-Doutorado em Ensino de Geociências pela UNICAMP. Professora colaboradora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Professora colaboradora do PPG em Geociências da UFAM. Pesquisadora associada do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo – GeoHereditas da USP; do Grupo de Estudos e Acompanhamento em Governança Ambiental da USP. Trabalha com educação, ambiente e políticas públicas em governos locais, desde 1994, com assessoria e consultoria técnica para a elaboração, desenvolvimento e coordenação geral de projetos e programas de educação ambiental e mobilização social e de formação de professores.

denise_1
Denise de La Corte Bacci (USP)

Denise Bacci é professora associada da USP. Possui graduação em Geologia pela UNESP (1990), mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (1995 e 2000). Estágios na Università di Milano (1998) e University of Missouri-Rolla (2004). Pós-doutorado em Engenharia Mineral pela POLI-USP (2004). Pós-Doutorado na Faculdade de Educação (2016) na área de Didática das Geociências e Formação de Professores. Estágio Sênior no Science Education Resource Center – Carleton College (2017-2018), como parte do ES Programa de Estágio Sênior no Exterior (bolsa CAPES). Em 2016 também passou a integrar o IGEO (International Geosciences Education Organisation).