Inscrição

Envio de trabalhos

Datas importantes:

A data limite para envio de resumos foi prorrogada para  16/05/2022

Data limite de envio dos resumos:  30/04/2022

Data limite de aprovação de trabalhos: 30/06/2022


O tema principal do simpósio é “Conservação da geodiversidade e do patrimônio geológico: nosso legado para as futuras gerações”. O programa científico inclui excursões, minicursos, oficinas, apresentações orais, sessões de pôsteres e painéis de debate.

Encorajamos especialmente os autores a apresentarem contribuições relativas à promoção dos conceitos relacionados à geoconservação para a sociedade, incluindo parcerias entre as comunidades acadêmica e locais no âmbito da geoconservação para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Eixos temáticos:

1 – Pesquisas em patrimônio geológico
O patrimônio geológico (ou geopatrimônio) corresponde à parcela da geodiversidade que tem valor geocientífico ou, de modo mais abrangente, outros tipos de valores, que proporcionam diversos tipos de uso. Neste eixo temático são esperadas contribuições sobre estudos metodológicos e desenvolvimento de ações relacionados ao patrimônio geológico in situ e ex situ (móvel), incluindo inventários, avaliação, gestão, conservação e proteção de sítios geológicos e elementos da paisagem associados, além de materiais geológicos tais como fósseis, meteoritos e amostras de rochas e minerais de interesse especial.

2 – Geodiversidade e suas aplicações
A geodiversidade contempla, em um contexto geral, o meio físico, incluindo os componentes de geologia, geomorfologia, recursos hídricos e a pedologia, bem como os respectivos processos envolvidos. Suas aplicações estão muitas vezes relacionadas à gestão territorial. São esperadas neste eixo temático contribuições voltadas a métodos e critérios de avaliação da geodiversidade e suas aplicações no planejamento e ordenamento territorial, além de pesquisas sobre geodiversidade em diversos âmbitos e escalas, tais como serviços ecossistêmicos, interpretação e geodiversidade em unidades de conservação.

3 – Geoturismo, geoparques e desenvolvimento local
Os trabalhos envolvidos neste eixo temático deverão contemplar e aprofundar o debate sobre as possibilidades e experiências de uso do geoturismo para o desenvolvimento local, incluindo a estratégia de Geoparques. Também se enquadram as pesquisas metodológicas e as análises geoturísticas, bem como os resultados concernentes ao desenvolvimento local por meio da implantação de projetos de geoturismo.

4 – Geoética, Educação e divulgação em Geociências
A Educação em Geociências abrange estudos de caráter teórico e prático sobre as Ciências da Terra, as Ciências Naturais e sua interface com as Ciências Sociais e a Educação Ambiental. A educação e a divulgação em Geociências visam promover estratégias de geoconservação, as quais podem contribuir para uma postura responsável e ética frente aos aspectos da geodiversidade e do patrimônio geológico (Geoética), considerando a teia de complexidade socioambiental em que estão inseridos. São esperados neste eixo temático trabalhos relacionados à educação escolar e não-escolar, experiências didáticas e pedagógicas, formação inicial e continuada de professores, estratégias educativas, de comunicação e de divulgação, além de materiais didáticos desenvolvidos em diferentes níveis de escolaridade, bem como propostas desenvolvidas em Geoparques, Unidades de Conservação, Parques e outros ambientes não formais.

5 – Patrimônio construído
O estudo do patrimônio construído demanda uma ação multidisciplinar. A crescente associação da área de conservação de bens culturais às ciências exatas, particularmente as geociências, têm contribuído em projetos de restauração, permitindo a salvaguarda de monumentos e edifícios históricos. Neste eixo temático aguardam-se trabalhos sobre uso da pedra na arquitetura, formas de degradação da pedra, técnicas analíticas aplicadas ao patrimônio pétreo, pedreiras históricas e geoturismo urbano.

SUBMISSÃO DE RESUMOS

A submissão dos resumos será feita por meio do formulário eletrônico disponibilizado abaixo nesta página. Os resumos devem conter até 2 (duas) páginas, incluindo título, autores, afiliação, palavras-chave, corpo do texto, figuras ou tabelas e referências. O modelo para os resumos estará disponível abaixo nesta página. Dúvidas sobre os resumos podem ser enviadas para resumossbpg@gmail.com.

Cada inscrição dá direito ao envio de dois resumos. Todos os resumos aceitos serão incluídos nos Anais do VI SBPG, em formato PDF, e estarão disponíveis na página da AGeoBR (https://www.ageobr.org/).

Publicação na Revista Geologia USP: Além da publicação nos Anais do VI SBPG, aos autores que desejarem está aberta a possibilidade de que os resumos APRESENTADOS NO EVENTO sejam publicados como trabalhos completos em número especial da revista Geologia USP. Neste caso, os trabalhos devem seguir as normas e os critérios de revisão da revista (https://www.revistas.usp.br/guspsc/information/authors). Haverá espaço para publicação de 20 artigos. Se a demanda for maior, os trabalhos serão selecionados. Os trabalhos completos deverão ser entregues até o dia 30 de setembro de 2022.

APRESENTAÇÕES ORAIS E SESSÕES PÔSTER

O evento será em formato híbrido, o que permitirá a participação presencial e remota. Prevemos um número máximo de 52 apresentações orais, com 10 minutos para cada apresentação, incluindo discussão.

Os trabalhos em pôsteres serão apresentados de duas formas, ambas em 5 minutos: 1) presencialmente, em grupos divididos por temas e com a participação de um coordenador; 2) virtualmente, por meio de vídeo pré-gravado.