Programação

Minicurso 1: Geoturismo - discussão e práticas

Módulo 1 - Aspectos teóricos do geoturismo - Dia 20/08, de 10h00 às 21h00

Sábado 10:00 – 12:00 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)

Palestra
Selling the Planet: communication techniques for Geotourism (online)
IanStewart
Iain Stewart, Reino Unido/Jordânia

Iain Stewart é o Diretor de Pesquisa El Hassan bin Talal em Sustentabilidade na Royal Scientific Society (Amman, Jordânia), Professor Visitante no Centro de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (3CS) na Universidade Ashoka, Índia e Professor de Comunicação em Geociências na Universidade de Plymouth. Seus interesses de pesquisa são riscos naturais, geociências sustentáveis e comunicação de ciências da terra. É o responsável por vários programas de geociências na BBC e Premiado com um MBE por seus serviços à educação em geografia e geologia, ele atualmente ocupa uma Cátedra da UNESCO em Geociências e Sociedade e em 2020-21 foi o Líder de Comunicações e Cátedra de Evidências da Assembleia Climática Escocesa. Em 2018, ele ganhou a Medalha do Presidente da Geological Society of America.

Sábado 15:00 – 17:00 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)

Workshop
Geoturismo nos UGGp e AUGGp brasileiros (presencial)
EduardoGuimaraes
Eduardo da Silva Guimarães (Geopark Araripe)

Eduardo Guimarães é natural de Santos/SP e radicado a 11 anos no Cariri Cearense, é Doutorando em Ciências do Desporto na Cátedra UNESCO em Geoparques Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilo de Vida Saudável pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) / Portugal. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS). Pesquisador em Ciências da Terra, Ciências do Esporte, Exercício Verde e Saúde Ecossistêmica. Nadador Ultramaratonista, pai, marido e cozinheiro dos bons.

JanainaMedeiros
Janaína Luciana de Medeiros (Geoparque Seridó)

Janaína de Medeiros é Bacharel e Mestre em Turismo pela UFRN. Formação Especializada em Geoparques pela Universidade do Minho de Portugal. Especialista em Gestão Pública Municipal pela UFPB. Autora/Coordenadora do projeto “Os cinco sentidos do Geoparque Seridó/RN: Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoeducação, Geoturismo”. Coordenadora Geral do Projeto Geoparque Seridó. Diretora Executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó.

BethRocha
Maria Elizabeth da Rocha (Geoparque Cânions do Sul)

Beth Rocha possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986). Atualmente é Geólogo da Prefeitura Municipal de Torres. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia.

Sábado 18:00 – 21:00 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)

Aulas
Aspectos teóricos do geoturismo (online)

O horário do curso é para ajustar o fuso horário Austrália-Brasil (+11 h). Após a parte teórica, abriremos espaço para discussões e questionamentos juntamente com o prof. Ross Dowling.

RossDowling
Ross K. Dowling, Austrália

Ross Dowling é geólogo e Doutor em Ciências Ambientais. É professor de Turismo na School of Business & Law, Edith Cowan University, Western Australia. O professor Dowling realiza pesquisas nas áreas de geoturismo, ecoturismo e turismo de navios de cruzeiro. Em 2011, ele foi premiado com a Medalha da Ordem da Austrália por suas contribuições para a educação e desenvolvimento do turismo. Ele tem um profundo interesse no desenvolvimento de Geoturismo e Geoparques e é um defensor apaixonado do estabelecimento de Geoparques Globais da UNESCO na Austrália.

Módulo 2 – Atividade de campo no Centro Velho de São Paulo - Dia 21/08, de 10h00 às 16h00

Domingo 10:00 – 16:00 | Brasília Time (BRT) (GMT-3)

São Paulo, a maior cidade brasileira, abriga monumentos e edifícios confeccionados em pedra. Visitar o Centro Velho é conhecer a história dessa metrópole que até o começo do século XX era apenas um pequeno núcleo urbano. A riqueza trazida pelo café, principal produto de exportação brasileiro entre os séculos XIX e XX, ajudou a transformar a capital paulistana em uma cidade moderna e desenvolvida.

Muitas pedras utilizadas foram importadas, principalmente da Itália e de Portugal, e muitas são brasileiras, particularmente do próprio estado de São Paulo, conferindo uma grande diversidade pétrea em suas edificações.

  • Número máximo de participantes: 40